As associações juvenis vão ser habilitadas a certificar competências adquiridas pelos jovens, no âmbito das actividades promovidas por estas instituições.
A ideia foi reiterada este domingo à noite, pelo director regional da Juventude, lembrando um compromisso assumido pelo Governo, no programa eleitoral das últimas eleições regionais.
Bruno Pacheco, que falava na cerimónia de posse dos corpos sociais da Associação Juvenil da Ilha Terceira – AJIT, disse que “esse é um compromisso de grande alcance”, que está em fase de regulamentação, e que permitirá, em conjunto com outros programas do executivo, “aprovar e certificar competências que vão para além das tradicionais habilitações garantidas pelo ensino regular”.
Segundo disse, trata-se de dar mais competências às associações juvenis que, para além do “trabalho meritório de fomento da participação”, podem contribuir para a apreciação, aprovação e certificação das participações dos jovens nas actividades promovidas no seio das associações, numa perspectiva de valorizar “o trabalho desenvolvido”.
Bruno Pacheco destacou, por outro lado, o trabalho específico da associação a cuja tomada de posse dos novos corpos dirigentes presidiu em representação do presidente do Governo, Carlos César, referindo que, ao longo dos já sete anos de existência, “teve um papel preponderante na mobilização da juventude terceirense, em particular, a dos jovens dos Açores, em geral”.
Por seu turno, o reeleito presidente da AJIT, Décio Santos, agradeceu o apoio, “desde o início”, do Governo dos Açores a este projecto, e garantiu o empenhamento da instituição em lutar pelos interesses dos jovens açorianos, em cooperação com as instituições.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário