O vice-presidente do Governo admitiu hoje, em Angra do Heroísmo, a possibilidade de o executivo assumir uma nova forma de cooperação com as Juntas de Freguesia, traduzida na colocação naquelas autarquias de pessoas inseridas em actividades ocupacionais no âmbito do Rendimento Social de Inserção e de programas de apoio ao emprego.
Sérgio Ávila, que falava na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), respondia assim à constatação de que as Juntas de Freguesia podem desenvolver muito mais actividades localmente, com o reforço de recursos humanos.
O governante disse também que o Governo considera essencial o trabalho das autarquias locais, considerando que “mais do que palavras o que interessa são os actos” e, nesse contexto, classificou as Juntas de Freguesia como “um elemento fundamental para o desenvolvimento local das nossas comunidades, das nossas ilhas e da nossa Região”.
Sérgio Ávila recordou o apoio do executivo às Juntas, através dos diversos departamentos governamentais, “para a concretização de investimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento, quer das comunidades locais quer, particularmente, integrados num projecto de desenvolvimento regional”.
Falou, também, do forte apoio directo àquelas autarquias, nomeadamente ao nível das suas instalações e, desde este ano, na formação dos autarcas em todas as ilhas.
A ANAFRE congrega 60% das freguesias a nível nacional, um número que nos Açores é mais elevado – cerca de 80% –, uma vez que mais de 120 das 150 freguesias açorianas integram a delegação regional da associação.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário