O Plano Regional de Saúde hoje apresentado em Angra do Heroísmo estabelece metas e prioridades que visam uma melhor resposta aos cidadãos.
Segundo Miguel Correia estão criadas as condições para, até 2012, se melhorarem os indicadores de saúde dos açorianos.
É impossível contornar a evidência, disse o secretário da Saúde, de que estamos melhor hoje, em saúde nos Açores, do que em 2002 e bem melhor do que em 1995, data do segundo plano de saúde na Região. A evolução da maioria dos indicadores de mortalidade assim o demonstra.
O desafio, disse Miguel Correia, é conseguir ainda melhores indicadores, em 2012.
Entre as várias medidas a implementar destacam-se, no campo da diabetes, o rastreio da retinopatia diabética e o rastreio do pé diabético, em toda a Região.
Pretende-se também, rastrear todas as crianças do 5º ano com obesidade infantil de forma a compreender a dinâmica deste problemática e a promover o seu encaminhamento para os serviços de saúde, nomeadamente para consultas de nutrição.
No campo das doenças oncológicas, decorre, já, em toda a Região o rastreio do cancro da mama que se tem revelado eficaz e com benefícios claros para as mulheres açorianas.
No corrente ano, iniciar-se-á o rastreio do cancro do colo do útero e será programado o rastreio do cancro colo-rectal em todos os centros de saúde.
No campo das doenças cérebro-cardiovasculares, para uma resposta mais eficiente nas situações de emergência, serão criadas a via verde coronária e a via verde do AVC.
Tanto o secretário da regional da Saúde como os coordenadores dos diferentes programas sublinharam que é importante uma maior participação da população e uma atitude diferente em relação aos seus hábitos.
No encontro de hoje foram apresentados os quatro programas já concluídos, designadamente os Programas Regionais de Prevenção e Controlo das Doenças Cérebro-cardiovasculares, das Doenças Oncológicas, das Doenças Respiratórias e da Diabetes e Luta Contra a Obesidade.
Também estão prontos, o programa de Luta Contra a Dor e o programa de Saúde Escolar, que vão estar, nos próximos quinze dias em discussão pública, no Portal do Governo. Segundo Miguel Correia, o programa de Saúde Escolar será apresentado no dia 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde. Será um programa com grande impacto, uma vez que permitirá promover, em ambiente escolar, a saúde e estilos de vida saudáveis.
Em fase final, estão os programas de Saúde Mental, HIV-SIDA e de Promoção da Saúde Oral que deverão estar concluídos, no primeiro semestre do corrente ano.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário