Após uma visita esta tarde aos principais locais afectados pelo mau tempo que fustigou a ilha de S.Miguel desde a madrugada, o presidente do Governo Regional fez questão de elogiar o trabalho dedicado e feito sob condições difíceis das centenas de trabalhadores que participaram no auxílio às populações e na recuperação dos estragos do temporal.
Nos trabalhos, estiveram envolvidos máquinas e homens da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, da Secretaria da Agricultura e Florestas e dos Serviços Florestais, da Secretaria do Trabalho e da Solidariedade Social, assim como a Protecção Civil e as corporações de Bombeiros e os meios das Câmaras Municipais do Nordeste, Povoação, Vila Franca e Ribeira Grande.
Carlos César começou por visitar o local do sinistro ocorrido com um autocarro hoje de manhã na Algarvia, no Nordeste, que levava quatro pessoas, um adulto e três crianças. O autocarro foi colhido por uma desabamento de terras e caiu numa ribanceira na Ribeira da Mulher. Duas das crianças foram levadas aos serviços de saúde e não inspiram cuidados, o adulto, condutor do autocarro foi resgatado esta tarde sem vida e a outra criança continua desaparecida.
O presidente do Governo percorreu ainda os principais locais atingidos por derrocadas, cheias e desabamentos de terras. Na Ribeira Quente, uma enorme derrocada junto ao túnel do lado da freguesia obstruiu a estrada e os trabalhos de remoção prosseguem pelas próximas horas. Em Água D´Alto, um gigantesco deslocamento de terras também obstruiu a estrada regional junto às praias. Na zona do pisão, várias derrocadas atingiram o porto da Caloura e chegaram a danificar alguns barcos de boca aberta. Há taludes instáveis um pouco por toda a ilha e os trabalhos vão prosseguir nas próximas semanas.
O presidente do Governo avalia em “ alguns milhões de euros” os prejuízos provocados pelo mau tempo hoje sobretudo na ilha de S.Miguel mas acredita que “ os açorianos vão ultrapassar mais esta adversidade como tem sido seu timbre em situações análogas anteriores”.
GaCS/SF
Sem comentários:
Enviar um comentário