Devido às rigorosas condições meteorológicas sentidas no último Inverno, houve algumas perdas no Ilhéu de Vila Franca Campo, incluindo a severa degradação de um dos passadiços.
A abertura que o mar causou estava mesmo a colocar em perigo as especiais condições oceanográficas do ilhéu, razão pela qual a Direcção Regional do Ambiente (DRA) avançou de imediato com obras urgentes.
Por esta razão, o início das habituais viagens para o Ilhéu de Vila Franca do Campo está adiado para dia 12 de Junho, sábado.
O Ilhéu de Vila Franca pode ser visitado por todos os interessados, desde que não se ultrapasse a sua capacidade de carga, determinada em 400 pessoas por dia.
Este limite foi definido pela DRA na sequência de trabalhos científicos que tiveram em conta a pressão que os visitantes fazem sobre a geologia, flora e avifauna e, dada a exiguidade do espaço, para proporcionar a melhor qualidade de visitação.
Neste ilhéu, estão a decorrer trabalhos para a remoção da flora invasora e reposição de flora natural. Espera-se que, com esta intervenção, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e financiada pelo Governo dos Açores e pela Comissão Europeia através do programa LIFE+, se reponham as condições ambientais necessárias para a adequada nidificação das aves marinhas.
GaCS/DRA
Sem comentários:
Enviar um comentário