Ao longo do próximo mês de Julho, mais 16 mil açorianos vão passar a dispor de médico de família, com a chegada de oito médicos colombianos e de quatro que terminam o internato médico.
Os médicos, contratados pelo Governo Regional, vindos da Colômbia - colocados em Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo -, já estão ao serviço, tendo os centros de saúde optado por uma integração gradual de contacto com os serviços e de conhecimento das áreas onde previsivelmente irão trabalhar.
Nesta primeira fase, o seu trabalho, tanto nas consultas como nos Serviços de Atendimento Permanente é acompanhado por médicos dos respectivos centros de saúde.
No caso de Ponta Delgada, os novos médicos vão dar apoio às localidades de S. José e da Matriz e ao Serviço de Atendimento Permanente. Na Ribeira Grande, deverão ser dirigidos para os Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, Pico da Pedra e Rabo de Peixe.
No centro de saúde de Angra vão dar apoio às freguesias que têm mais pessoas idosas para evitar deslocações e vão garantir o funcionamento de uma consulta de reforço, que vai estar disponível, durante o dia, para atendimento a situações urgentes.
Entretanto, as unidades de saúde estão já a preparar as listas de utentes, que vão ter à sua responsabilidade.
Também durante o mês de Julho decorrem os exames finais de quatro médicos de Medina Geral e Familiar que terminam agora o internato, passando, a partir dessa altura, a terem lista própria de utentes.
Este é um salto significativo no número de cidadãos que passa a dispor de médico de família, situação com o qual o Governo Regional se regozija.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário