quarta-feira, 22 de junho de 2011

Governo analisa sector turístico com empresários da hotelaria



O Governo dos Açores “está a agir em vários domínios, como é o caso da promoção e das acessibilidades, com o objectivo de vencer os desafios com que o sector do turismo se depara actualmente”, garantiu esta terça-feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava à comunicação social na sequência de uma reunião com os empresários da hotelaria de S. Miguel, que se realizou no Teatro Micaelense, considerou existir “uma clara consciência de que vivemos um momento de desafios, quer da parte das entidades públicas, que têm de se superar naquilo que é a sua actuação e nas medidas e políticas adoptadas para o sector, quer dos próprios privados, na forma de encarar a sua actividade”.

Aliás, recordou, “no mês de Abril registou-se um crescimento do mercado externo, sendo curioso verificar que mercados que vinham caindo há três anos começam agora revelar uma tendência de recuperação e até de crescimento, o que demonstra que o trabalho que tem vindo a ser realizado nesses mercados está a produzir resultados”.

Para o Secretário Regional da Economia “centrar, por isso, apenas nas acessibilidades tudo o que temos de fazer não é uma boa opção, nem sequer o mais correcto uma vez que o actual modelo de acessibilidades aéreas é o mesmo que permitiu, ao longo dos últimos anos, afirmar o sector do turismo” na economia regional. Aliás, reforçou, “no passado mês de Abril, o no que diz respeito a S. Miguel, verificou-se um crescimento homólogo em relação a Abril de 2010, sendo que é a primeira vez que esse crescimento se regista já em Abril quando em anos anteriores os números de dormidas começam a subir apenas a partir do mês de Maio”.

Segundo Vasco Cordeiro, “há um conjunto muito variado de medidas que têm vindo a ser desenvolvidas, algumas que se referem ao mercado nacional e outros aos mercados internacionais”.

No caso do mercado nacional, explicou o governante, para 2011 verificou-se já “um reforço significativo das nossas parcerias com operadores turíticos”. Este reforço, adiantou, “permitiu o lançamento de um conjunto de diversas iniciativas destinadas a tornar, no ponto de venda, mais apelativo o destino Açores”.

Para o Secretário Regionalda Economia é, precisamente, “a venda imediata e simples do destino que deve constituir um dos nossos principais objectivos uma vez que no mercado nacional os Açores atingiramjá um grau de notoriedade muito razoável”.

No que diz respeito aos mercados internacionais, explicou ainda o governante, “verificou-se já um reforço muito significativo da promoção mediática dos Açores, como é o caso da Alemanha, onde estão a ser investidos cerca de 4 milhões de euros em promoção, encontrando-se a região a trabalhar com mais de uma dezena de operadores no sentido de tornar mais apelativa e fácil a venda do nosso destino”.

Ainda no caso do mercado alemão, a SATA “ganhou uma outra sensibilidade para a urgência de ter uma calendarização dos seus voos para o próximo ano, por exemplo, iniciando mais cedo a operação com Frankfurt”.

Vasco Cordeiro lembrou ainda que a promoção dos Açores “não se esgota na Alemanha”. “A Região está a fazer um investimento muito significativo de promoção em 13 países, sendo que no caso Canada e dos EUA são privilegiadas as áreas com acessiblidades directas aos Açores”, disse.

O Secretário Regional da Economia recordou que a situação actual “é uma fase global” manifestando-se convicto de que os “Açores possuem os activos necessários para a ultrapassar”.



GaCS/NM

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