quarta-feira, 29 de junho de 2011

Potencialidades da marca ` Biosfera Açores´ divulgadas no Corvo e nas Flores



As potencialidades da utilização da marca “Biosfera Açores”, regulamentada pela Portaria nº 27/2011, de 28 de Abril, foram objecto de duas sessões de divulgação que ocorreram esta semana no Corvo e nas Flores, com a presença do Director Regional do Ambiente.


João Bettencourt referiu que "com a criação desta Marca, o Governo dos Açores pretende incrementar a atractividade do produto “turismo da natureza” e do destino Açores, promovendo e difundindo os bens e serviços produzidos nas ilhas classificadas como Reservas da Biosfera".
As ilhas da Graciosa, Flores e Corvo foram classificadas como Reservas da Biosfera pela UNESCO, como reconhecimento pela sua biodiversidade e geodiversidade, bem como pelo seu valioso Património Cultural.
O aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento criadas pelas Reservas da Biosfera deve basear-se nas características de excelência desses locais e valorizá-las de forma sustentável, tanto de um ponto de vista sócio-cultural como ambiental. Por outro lado, a denominação Reserva da Biosfera é reconhecida mundialmente, o que ajuda a projectar qualquer uma destas ilhas e os seus produtos, atraindo investidores externos e facilitando a captação e fixação de capital.
"É uma oportunidade colocada à disposição dos empresários locais para promoção dos seus produtos, associando-os a uma marca, reconhecida internacionalmente, podendo resultar num aumento significativo dos seus lucros", realçou o Director Regional.
Apesar do regulamento referente à marca “Biosfera Açores” ter sido publicado recentemente, tem se registado um crescente número de pedidos de utilização por parte de empresários e de autarquias destas três ilhas Reservas da Biosfera.



GaCS/DRA/SF

Sem comentários: