domingo, 16 de outubro de 2011

Cláudia Cardoso assegura manutenção dos apoios ao movimento associativo desportivo na Região


A Secretária Regional da Educação e Formação assegurou a manutenção dos apoios aos clubes e entidades com actividade desportiva na Região.


Falando na cerimónia de comemoração do 36º aniversário da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, Cláudia Cardoso anunciou que o Governo vai manter o valor dos apoios ao movimento associativo desportivo e vai aumentar de 70 para 75 euros o valor base dos apoios complementares por elemento da comitiva oficial e por dia de deslocação.

A Secretária Regional disse ainda que, no caso das competições nacionais, pode ainda haver uma majoração do apoio aos clubes com atletas formados na região, à medida que forem subindo no nível competitivo.

Na sua intervenção, Cláudia Cardoso lembrou ainda a alteração ao Decreto Legislativo Regional já efectuada e que entretanto deverá ser aprovada no parlamento açoriano.

Uma alteração que vai permitir aos clubes e associações manter o direito a se candidatarem aos apoios previstos na lei e sem que vejam suspensos os pagamentos de apoios concedidos anteriormente, caso não tenham a sua situação fiscal regularizada.

Desta forma, mantendo por um lado o apoio aos clubes nessa situação, será possível reter uma parcela do apoio (até 25%) para entregar à Regiao, abatendo assim as dívidas do clube ou entidade apoiada e fazendo com que este promova a regularização da sua situação, protegendo assim a actividade desportiva na Região.

Cláudia Cardoso enalteceu também o trabalho da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, salientando que esta comemoração acontece pela primeira vez após a sagração do clube como campeão nacional da principal divisão do voleibol sénior masculino, sendo que “este feito engrandece o clube e engrandece a freguesia, porque se constitui aliás a primeira vez na história do voleibol nacional em que este título foi alcançado fora do território continental”.

A secretária que tutela o Desporto fez ainda um “destaque especial pelo que simboliza da evolução do desporto nos Açores desde o advento da nossa Autonomia. 35 anos de absoluto comprometimento com uma causa, na pessoa do seu presidente, Vitalino Fagundes, que tem sabido com mestria conduzir este clube a um sucesso permanente, agora coroado com o título de campeão nacional”.

Cláudia Cardoso lembrou ainda que “nos tempos conturbados que atravessamos, o Governo dos Açores continua a manter os padrões de apoio ao movimento associativo desportivo, com a firme convicção de sabermos que temos investido tudo o que podemos e que nos honramos de não existir um único compromisso em atraso ou de não cumprirmos com aquilo que assumimos, nos prazos que acordamos”.

No caso específico da Fonte do Bastardo, Cláudia Cardoso enalteceu o apoio privado que esta Associação tem tido, lembrando que da parte do Governo dos Açores, e tal como todos os outros clubes açorianos, a Fonte do Bastardo sabe que pode contar com uma colaboração próxima do movimento associativo, assente nos princípios da transparência e da equidade. Os apoios do governo regional são muito expressivos quer na participação inter-ilhas quer na participação nacional, garantindo o princípio da continuidade territorial e o reconhecimento da nossa condição insular”, aplicando “o sistema de majorações como modelo de descriminação positiva que resulta do trabalho desenvolvido, cabendo ao movimento associativo a responsabilidade da tomada de decisão e gestão dos apoios atribuídos”.

A governante manifestou ainda o reconhecimento do Governo, “não só à estrutura de dirigentes do clube, mas também em particular a toda a estrutura técnica que, de uma forma empenhada e competente, tem conseguido trazer o clube para patamares muito elevados de formação desportiva dos seus jovens, traduzido quer pelos resultados alcançados, quer pelo número de jovens que integram os projectos de trabalho das respectivas selecções nacionais”.



GaCS

Sem comentários: