A Directora Regional da Saúde elogiou hoje a iniciativa do Hospital Santo Espírito de Angra do Heroísmo destinada a reflectir questões relacionadas com a saúde respiratória da criança, tema central da “I Reunião Conjunta de Reabilitação e Pediatria”.
Sofia Duarte lembrou que a patologia respiratória é responsável por cerca de 30% dos recursos às urgências hospitalares e uma percentagem não inferior a 20 % dos internamentos.
Por outro lado, está a aumentar em todo o mundo a prevalência das doenças respiratórias crónicas, sobretudo entre crianças e idosos mas, em grande parte, são doenças respiratórias evitáveis.
Por isso, “esta é uma temática que urge reflectir”, uma vez que as afecções respiratórias têm repercussões na qualidade de vida das crianças, aumentando a probabilidade de faltarem repetidamente à escola, comprometendo o percurso adequado de aprendizagem e privando-as do sucesso escolar e da interacção social tão necessária naquelas idades.
O conhecimento efectivo da realidade da patologia respiratória, associado a uma divulgação eficaz de conteúdos médicos acessíveis à população, deverá constituir uma prioridade na implementação de uma abordagem preventiva eficaz, exactamente com o objectivo de evitar o surgimento e o desenvolvimento dessas patologias.
Iniciativas como a que decorre em Angra permitem observar novas transformações e uma nova visão para a prestação de cuidados nesta área, sublinhou Sofia Duarte.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário