sábado, 22 de outubro de 2011

Governo mantém aposta na juventude


O Governo dos Açores continua a ter como prioridade as políticas de juventude, apoiando associações e iniciativas, apesar do período de contenção que a Região e o País atravessam.


Foi essa uma das mensagens deixadas na noite de sexta-feira, na Praia da Vitória, pelo Secretário Regional da Presidência, que falava na abertura da VII Academia de Juventude, uma iniciativa da Associação Juvenil da Ilha Terceira – AJITER.


André Bradford, que começou por reconhecer o dinamismo demonstrado ao longo dos anos por aquela associação, lembrou, na ocasião, que o Governo açoriano tem desenvolvido uma política de juventude “virada, por um lado, para a realização pessoal dos jovens” e, por outro lado, “facultando apoios à actividades das suas associações, e a todos aqueles que pretendem assumir um papel relevante na sociedade açoriana”, no caso, jovens.


Segundo acrescentou, o Governo tem mantido um investimento anual à volta dos cinco milhões de euros nestas políticas, mas o “quadro financeiro em que vivemos” não vai permitir manter “um valor tão alto como nos últimos anos”, nessa como “em quase todas as áreas”.


No entanto, enfatizou, isso significa que, “tudo o que constar” no Plano e Orçamento para o próximo ano na política de juventude “tem mais valor ainda do que tinha antes”, porque houve que fazer opções e as que foram contempladas demonstram mais mérito.


André Bradford anunciou, então, que a “intensidade de apoio às associações de juventude vai ser mantida”, por serem veículos privilegiados de ligação das políticas do sector.


O governante garantiu ainda que o Governo mantém o “compromisso de legislatura” de construir o Centro de Formação Jovem do Bel-Jardim, naquela cidade terceirense, um investimento programado na ordem de um milhão de euros, considerado essencial, entre outras valências, para a qualificação dos dirigentes juvenis.


André Bradford congratulou-se, ainda, pelo facto de o número de associações de jovens continuar a crescer nos Açores, apesar das dificuldades do presente, havendo mais oito em fase de registo, que vão contribuir para o total de cerca de seis dezenas em actividade.


A Academia de Juventude, que decorre de 21 a 27 de Outubro, com diversas sessões, pretende proporcionar informação e formação, de forma a valorizar os jovens conferindo-lhes ferramentas e conhecimentos úteis para o seu desenvolvimento futuro bem como da sociedade onde se inserem.


Nesta sessão de abertura foi também entregue o prémio “AJITA-TE”, ganho nesta primeira edição por André Leonardo, um jovem de 21 anos que organizou uma conferência internacional de empreendedorismo na ilha Terceira.




GaCS

Sem comentários: