quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Região dispõe de espaço especializado em produtos para pessoas com necessidades especiais


Pela primeira vez, os Açores vão dispor de um espaço especializado em produtos de apoio, acessibilidade e comunicação destinado a pessoas com necessidades especiais devido a deficiência e incapacidade permanente ou temporária.


O Centro de Recursos de Avaliação e Intervenção em Produtos de Apoio e Acessibilidade, inaugurado hoje pela Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), Paula Ramos, em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, vai funcionar na Associação Seara do Trigo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estando previsto o alargamento desta resposta a todas as ilhas dos Açores.


A nova estrutura tem como objectivos desenvolver sistemas de avaliação de necessidades, de intervenção e de acompanhamento, realizar avaliações das necessidades, intervenção e acompanhamento, e prestar serviços de consultadoria e de empréstimo de produtos de apoio e soluções de acessibilidade.


Disponibilizar uma unidade permanente de demonstração e ministrar programas de formação especializados e acções de formação e sensibilização são outras das finalidades deste centro.


Com esta iniciativa, Paula Ramos acredita que será possível “auxiliar os agregados familiares na escolha dos produtos a serem utilizados na sua vida diária”.


O centro funcionará como um “banco de ajudas técnicas para todos aqueles que necessitam, desde instituições, particulares e famílias”, explicou a Presidente do IDSA, frisando que a avaliação dos casos será feita por aquele organismo.


Além dos produtos que já existem na estrutura, o IDSA vai adquirir ainda mais 100 produtos, correspondendo a um financiamento na ordem dos 90 mil euros, ao abrigo do programa de cooperação transnacional – Madeira-Açores- Canárias – 2007-2013, e que conta como parceira associada a Associação Seara do Trigo.


A Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações e a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes do Machado-Joseph são outros dos parceiros.



GaCS

Sem comentários: