Pela primeira vez, os Açores vão dispor de um espaço especializado em produtos de apoio, acessibilidade e comunicação destinado a pessoas com necessidades especiais devido a deficiência e incapacidade permanente ou temporária.
O Centro de Recursos de Avaliação e Intervenção em Produtos de Apoio e Acessibilidade, inaugurado hoje pela Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), Paula Ramos, em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, vai funcionar na Associação Seara do Trigo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estando previsto o alargamento desta resposta a todas as ilhas dos Açores.
A nova estrutura tem como objectivos desenvolver sistemas de avaliação de necessidades, de intervenção e de acompanhamento, realizar avaliações das necessidades, intervenção e acompanhamento, e prestar serviços de consultadoria e de empréstimo de produtos de apoio e soluções de acessibilidade.
Disponibilizar uma unidade permanente de demonstração e ministrar programas de formação especializados e acções de formação e sensibilização são outras das finalidades deste centro.
Com esta iniciativa, Paula Ramos acredita que será possível “auxiliar os agregados familiares na escolha dos produtos a serem utilizados na sua vida diária”.
O centro funcionará como um “banco de ajudas técnicas para todos aqueles que necessitam, desde instituições, particulares e famílias”, explicou a Presidente do IDSA, frisando que a avaliação dos casos será feita por aquele organismo.
Além dos produtos que já existem na estrutura, o IDSA vai adquirir ainda mais 100 produtos, correspondendo a um financiamento na ordem dos 90 mil euros, ao abrigo do programa de cooperação transnacional – Madeira-Açores- Canárias – 2007-2013, e que conta como parceira associada a Associação Seara do Trigo.
A Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações e a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes do Machado-Joseph são outros dos parceiros.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário