Várias instituições de cariz social, em parceria com o Governo dos Açores, vão avançar com um projeto de reabilitação das antigas instalações e espaço envolvente da Casa do Gaiato de São Miguel, nas Capelas.
O anúncio foi feito hoje pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, durante uma visita àquelas instalações, nas Capelas, onde se fez acompanhar por diversas entidades sociais.
A iniciativa, que já conta com uma proposta elaborada pela Tetrapi, Associação Norte Crescente e a Associação Novo Dia, visa tornar aquele lugar num espaço multifuncional, “moderno, atual e aberto à sociedade civil, servindo as pessoas e as famílias, onde será possível ainda a realização de atividades lúdica pedagógicas, de formação e de produção”, afirmou Ana Paula Marques.
O projeto denominado Quinta do Norte pretende assim dignificar as antigas instalações e espaço envolvente da Casa do Gaiato de São Miguel, com a criação de uma quinta pedagógica com animais e produtos hortícolas, tendo como finalidade orientar o espaço para a empregabilidade na agricultura, reconverter os desempregados em contexto de formação e implementar residências para públicos mais vulneráveis.
“A ideia é fazer com que as entidades parceiras sejam autossuficientes do ponto de vista agrícola e que este lugar seja um espaço de lazer, onde podem, entre outros aspetos, aprender conceitos e técnicas agrícolas”, explicou a governante regional.
Arrisca, Cresaçor e Casa do Gaiato de São Miguel são outras das entidades parceiras deste projeto.
Ana Paula Marques aproveitou ainda a ocasião para lembrar a importância histórica e patrimonial das antigas instalações da Casa do Gaiato de São Miguel.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário