Cerca de 150 idosos e crianças estiveram presentes hoje no convívio intergeracional, promovido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, que visou assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
Inserido no âmbito da visita estatutária do Governo à ilha das Flores, o evento contou com a presença da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques.
Segundo a governante regional, a iniciativa teve por objetivo “sensibilizar a comunidade desta ilha para a necessidade de promover um envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, bem como sensibilizar as pessoas para a importância desta temática”.
Na ocasião foram realizadas diversas atividades lúdicas dinamizadas por crianças e oferecido um lanche.
O encontro contou ainda com a participação do Lar Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz e das Lages, Centro de Convívio de Ponta Delgada, Lages e Fajã Grande, crianças do Atelier de Tempos Livres da Santa Casa de Santa Cruz das Flores, do colégio Girassol do Centro de Bem Estar Social da Paróquia de Santa Cruz das Flores e da Biblioteca Municipal.
O convívio intergeracional teve ainda a colaboração do Centro de Saúde das Flores e da Polícia de Segurança Pública.
Recorde-se que o executivo açoriano está a levar a cabo nas diversas ilhas dos Açores um conjunto de iniciativas que visam assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
O programa regional prevê convívios intergeracionais, nas escolas e centros de convívio/lares, acompanhados por espetáculos artísticos (música/fado, dança, teatro), visitas guiadas a museus, exposições, workshops, palestras, conferências, tertúlias e seminários, sessões de leitura, jogos tradicionais de época e desfiles etnográficos; feiras intergeracionais, festivais de sopas, realização de documentários/ filmes e circuitos de interpretação ambiental para tod@s.
Sem comentários:
Enviar um comentário