Têm hoje início as primeiras ações de formação no âmbito da Aquisição Básica de Competências prevista para o ano de 2013 pela Rede Valorizar, do Governo dos Açores.
A Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial previa a operacionalização desta formação para o segundo trimestre deste ano, mas a Rede Valorizar conseguiu implementar já as primeiras 45 ações a realizar este ano, distribuídas pelas diferentes ilhas dos Açores e abrangendo cerca de 900 pessoas.
A Rede Valorizar é um serviço criado pelo Governo dos Açores com o objetivo de assegurar a todos os cidadãos uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e/ou profissional, pela via da certificação de competências adquiridas, assim como pelo encaminhamento para ofertas formativas.
O programa de formação assente no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências tem como objetivo elevar as habilitações literárias de nível básico de adultos inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego, fator que o Governo dos Açores considera essencial para a inserção no mercado de trabalho.
Cada ação, com a duração de 300 horas, inclui módulos de Português, Matemática, Empregabilidade e Informática, sendo formadores professores que se encontravam igualmente inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego.
Um despacho conjunto do Vice-Presidente e do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura do Governo dos Açores, publicado na passada sexta-feira, regulamenta o programa de formação.
No mesmo despacho fica prevista uma compensação aos utentes da Agência para a Qualificação e Emprego, de forma a que possam suportar os custos com o transporte e alimentação durante o período de formação.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário