O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje, na Horta, a importância para os consumidores locais e para quem visita a Região da publicação do Guia do Consumidor do Pescado dos Açores, editado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, com o apoio do Governo Regional.
“O Governo dos Açores celebrou um protocolo com o DOP, de modo a financiar em cerca de 200 mil euros o projeto Certificação e Promoção de Pescarias e Produtos de Pesca Açorianos – CEPROPESCA II, tendo em vista a valorização e promoção do consumo esclarecido do pescado", disse Luís Neto Viveiros na apresentação da publicação, que decorreu no auditório do Departamento de Oceanografia e Pescas.
Para o Secretário Regional, este projeto “tem um valor acrescido e reconhecido pelo Governo dos Açores”, considerando que, “ao estar envolvida uma empresa que nasceu no seio da Universidade (FISHPICS), realça também o interesse e a consequência que a academia pode ter para o mundo económico que a envolve”.
“Não é um tema despiciente. Antes pelo contrário, é um tema que merece ênfase para que outras empresas nasçam e se fortaleçam na luz do conhecimento. Este é um desígnio que deve também orientar os investigadores da Universidade dos Açores (UAç)”, defendeu.
O Secretário Regional revelou ainda, em declarações aos jornalistas, que o Governo dos Açores pretende “naturalmente continuar a apoiar a UAç nas suas investigações”.
O Guia do Consumidor do Pescado dos Açores, uma reedição bilíngue com ilustrações de autor, identifica e carateriza o estatuto de preservação das espécies dos mares dos Açores pescadas para consumo, através de artes tradicionais.
O livro, assim como outro material de divulgação, incluindo toalhas ilustradas individuais em papel para mesa, vai também ser distribuído junto da restauração, além de outros espaços.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário