A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, realizou uma sessão de esclarecimento sobre o processo de Certificação Florestal na Achadinha, concelho de Nordeste, em S. Miguel, que visou promover o envolvimento da comunidade neste processo.
“Tendo a plena consciência que a Certificação Florestal é uma realidade incontornável nos mercados mundiais e havendo alguns produtores regionais que viram vedado o seu acesso a esses mercados por não conseguirem fornecer material lenhoso certificado açoriano, a Direção Regional dos Recursos Florestais encontra-se a preparar uma área-piloto no Núcleo Florestal da Achadinha para ser submetida à Certificação da Gestão Florestal”, revelou a Diretora Regional, Anabela Isidoro.
O Programa do Governo dos Açores define a valorização do território como uma das suas opções estratégicas e, nesse sentido, foi proposta a criação de bases estáveis para o desenvolvimento sustentável, no âmbito do qual se configura o melhoramento da produtividade do setor florestal, através da gestão sustentável da floresta.
“É amplamente aceite que os recursos e as áreas florestais devem ser geridos para atender às necessidades sociais, económicas e ambientais das gerações presentes e futuras”, frisou Anabela Isidoro.
A certificação deste Perímetro Florestal permitirá fornecer madeira certificada aos agentes do setor, potenciando a colocação de madeira de criptoméria nos mercados mundiais, com óbvias mais-valias na valorização dos produtos.
Por outro lado, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais pretende que esta nova dinâmica no setor florestal venha a criar condições para o desenvolvimento de empresas de prestação de serviços na área florestal e, consequentemente, gerar novos postos de trabalho no concelho do Nordeste.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário