segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projetos do programa Empreende Jovem continuam a surgir em bom ritmo


O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou hoje que “é um retorno encorajador o bom ritmo a que continuam a surgir projetos no âmbito do programa Empreende Jovem", salientando que se trata de um "sinal claro" de que os incentivos do executivo regional para a dinamização da economia "são bem acolhidos e aproveitados.”

Sérgio Ávila reagia à aprovação pela comissão de seleção do programa Empreende Jovem de mais 11 projetos, que totalizam um investimento de 1,55 milhões de euros e a criação de 23 novos postos de trabalho.

A estas candidaturas, que serão agora levadas à aprovação governamental, corresponde um incentivo proposto de cerca de um milhão de euros, a atribuir sob a forma de incentivo não reembolsável.

Os projetos aprovados no âmbito do sistema de incentivos Empreende Jovem respeitam a candidaturas apresentadas para investimentos a concretizar nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico e Flores, nas áreas da indústria, comércio, serviços, turismo e saúde.

Em termos de repartição por ilhas, a maioria dos projetos aprovados será realizada na ilha Terceira (seis), prevendo-se um investimento de 357 mil euros e a criação de nove novos postos de trabalho.

Dos restantes cinco projetos, três serão concretizados em S. Miguel, com um investimento de 590 mil euros e a criação de nove novos postos de trabalho, um na ilha do Pico, com um investimento no valor de 300 mil euros e a criação de três novos postos de trabalho, e o restante na ilha das Flores, prevendo um investimento de 300 mil euros e a criação de dois novos postos de trabalho.

Essa distribuição foi também considerada “muito positiva” pelo Vice-Presidente do Governo, que sublinhou “a importância do aparecimento de novos projetos, protagonizados por jovens empreendedores, quer pelo resultado imediato que se traduz na criação de novos postos de trabalho, quer também pelo sinal de esperança e de confiança no futuro que transmite, de forma transversal, na nossa Região”.

Sérgio Ávila realçou que, "por isso, o Governo Regional vê com muita satisfação esse resultado não só da sua aposta na promoção do empreendedorismo e na criação de empresas detidas por jovens, como da rapidez que tem imprimido à análise e decisão sobre os projetos apresentados.”

O governante revelou, a propósito, que, entre as 218 candidaturas apresentadas ao Empreende Jovem, representando uma intenção de investimento de 37,6 milhões de euros e a criação de 504 novos postos de trabalho, encontram-se pendentes de análise técnica apenas 18, das quais muitas aguardam o envio de esclarecimentos por parte dos promotores.

Sérgio Ávila destacou ainda o facto de o número de mulheres que se prevê que possam vir a ocupar os postos de trabalho a criar por todos esses projetos, segundo os seus promotores, rondar 50% do total.



GaCS

Sem comentários: