O Presidente do Governo visitou hoje o Pavilhão dos Açores na BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, onde defendeu a continuação da união de esforços entre entidades públicas e empresários privados com vista a vencer os desafios deste setor.
“É preciso termos consciência que não podemos resumir todos os desafios do Turismo dos Açores apenas à questão do transporte aéreo. Ainda temos desafios ao nível da qualidade, da qualificação de recursos, da diversificação e qualificação do produto e de notoriedade em alguns mercados, que são muito importantes para a rentabilidade e para a sustentabilidade deste setor”, afirmou Vasco Cordeiro.
Após ter visitado todo o Pavilhão dos Açores, região nacional convidada da edição deste ano da BTL, e contactado com os empresários presentes no certame, o Presidente do Governo salientou que a melhor forma para vencer estes desafios passa por um grande esforço de união e de congregação de vontades entre as entidades públicas e privadas.
“Os nossos empresários têm dado provas desta capacidade de, constantemente, quererem melhorar o que fazem, apostando na qualidade e na qualificação dos seus produtos”, afirmou.
Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro recordou ainda que o Turismo dos Açores cresceu, em 2013, mais de 10 por cento, uma evolução significativa mas que ainda não permitiu que o setor igualasse os números do melhor ano de sempre na Região.
Para o Presidente do Governo, este crescimento permite antever que “estamos numa nova fase do Turismo nos Açores”, apontando dados relevantes para essa leitura, como, por exemplo, a diversificação dos mercados com a consequente redução da excessiva dependência do mercado nacional.
“É nesse caminho que temos de continuar, nunca descurando o turismo nacional”, defendeu Vasco Cordeiro, ao realçar que os Açores necessitam de continuar a fazer este trajeto de crescimento sustentável e diversificado, de forma a que o Turismo possa sobreviver bem aos desafios com que vai sendo confrontado.
O Governo dos Açores, frisou, espera também que a melhoria da situação económica e financeira do país se possa traduzir, também a esse nível, numa maior aptidão dos turistas nacionais para viajar.
Vasco Cordeiro considerou excelente o Pavilhão dos Açores na BTL, com uma área de 720 metros quadrados, salientando que interpreta bem um dos temas do certame – a sustentabilidade - e faz uso de materiais dos Açores, como a criptoméria e o basalto.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário