segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Álvaro Monjardino profere conferência sobre “Os Açores e a Primeira Guerra Mundial”

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, promove quinta-feira, 20 de novembro, pelas 18h00, a realização da segunda e última das conferências comemorativas do centenário do primeiro conflito mundial.

A conferência, intitulada “Os Açores e a 1.ª Guerra Mundial”, será proferida, no Palácio Bettencourt, por Álvaro Monjardino.

Em 1914, o arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, foi assassinado pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip durante uma visita à Sérvia, dando origem ao conflito mundial.

O velho imperador Franz Joseph, com a garantia dada pela Alemanha de que teria todo o seu apoio militar, ameaçou declarar guerra à Sérvia se esta não cumprisse as condições de um ultimato que era visto pela França e pela Grã-Bretanha como injusto e humilhante.

A Sérvia recusou e a guerra foi declarada. A Rússia juntou-se à Sérvia, e, dois dias depois, a guerra foi também declarada entre a Alemanha e a França.

A dimensão do conflito depressa assumiu proporções nunca antes vistas, tendo os aliados das nações intervenientes, temendo pelo seu próprio território, sido obrigados a pegar em armas.

O Governo português, com receio do perigo sobre as suas jóias coloniais, diligenciou para o país tivesse um papel no teatro de guerra, no intuito de, junto com os seus aliados, garantir a posse dos territórios ultramarinos.

Que consequências essa participação trouxe para Portugal e como foram envolvidos os Açores no conflito são algumas das questões abordadas por Álvaro Monjardino na sua conferência.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: