sábado, 29 de novembro de 2014

Secretaria Regional da Educação e Cultura redobra esforços, em articulação com as escolas, na luta pelo sucesso escolar

Os resultados escolares divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência, no que diz respeito aos Açores, impelem o Governo da Região de forma serena, e em estreita articulação com as escolas, a redobrar esforços na luta pelo sucesso escolar dos nossos alunos.

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, como tem sido divulgado, vem trabalhando com diferentes entidades públicas e privadas, nacionais e regionais, no sentido de construir um plano que, nas suas diversas vertentes, seja capaz de responder, ao longo dos próximos anos, ao desafio da promoção do sucesso escolar.

Na multiplicação de diálogos que a Secretaria Regional da Educação e Cultura tem vindo a desenvolver com a comunidade escolar – alunos, professores, pais e encarregados de educação e pessoal não docente – torna-se evidente o necessário e contínuo empenhamento de cada um no combate ao flagelo do insucesso escolar.

Esta luta, que passa pela implementação no ano letivo de 2015/2016 de um plano integrado para a promoção do sucesso escolar, levará, no entanto, o seu tempo, pelo que é preciso ter presente que os desejados melhores resultados não serão imediatos.

Em Educação, não há resultados a curto prazo e é necessário assegurar a estabilidade dos projetos para que se possam obter resultados e avaliar com consistência a eficácia das medidas implementadas.

O Governo dos Açores, consciente da importância de promover o sucesso escolar, incluiu no Plano e Orçamento para 2015, documentos aprovados sexta-feira pela Assembleia Legislativa, uma verba de cerca de dois milhões de euros destinada a projetos pedagógicos, o que representa um aumento significativo relativamente aos 150 mil euros em 2014.

A Secretaria Regional da Educação e Cultura reafirma que, no cumprimento do Programa de XI Governo Regional os Açores, tudo fará para que, nos diferentes níveis de escolaridade, a diminuição do insucesso escolar seja uma realidade.



GaCS

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