A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove sexta-feira, 28 de novembro, pelas 20h30, no Auditório do Museu dos Baleeiros, uma segunda projeção do documentário intitulado "Baleias e Baleeiros", da autoria de Luís Bicudo.
Esta longa-metragem, com a duração de 138 minutos, foi filmada nas ilhas do Faial e do Pico, apresentando uma perspetiva atual sobre a baleação e as formas como hoje se mantém enquanto cultura.
Luís Bicudo, 30 anos, natural do Faial, é neto e bisneto de baleeiros do Pico, tendo-se licenciado em Cinema em 2010.
A sua primeira curta-metragem foi realizada em 2006 e, como realizador, já foi distinguido por cinco vezes, com dois dos seus filmes, principalmente com a curta-metragem documental intitulada “Banana do Pico”.
"Baleias e Baleeiros", a sua primeira longa-metragem documental, teve estreia mundial em 2013, numa exibição no New Bedford Whaling Museum, inserida no âmbito da 7.ª Regata Internacional de Botes Baleeiros, em New Bedford, EUA.
Esta obra estreou este ano em Portugal, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em Lisboa.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores@azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário