O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia participou hoje, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, no evento que marcou o fim da Campanha SOS Cagarro 2014.
Fausto Brito e Abreu afirmou que esta iniciativa “prestigia a Região porque é uma boa prática de conservação da natureza e de educação ambiental, com cerca de 20 anos de existência, cujo balanço tem sido muito positivo”.
O Secretário Regional do Mar referiu que as políticas regionais de defesa do ambiente marinho “têm contribuído para que os Açores sejam considerados um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo”.
O governante sensibilizou os alunos para a importância da Campanha SOS Cagarro, frisando que “os Açores têm uma responsabilidade especial na conservação desta espécie porque é aqui nas nossas ilhas que se reproduzem cerca de dois terços da população mundial de cagarros”.
“É uma espécie muito característica da nossa Região que, historicamente, os pescadores aprenderam a usar para detetar a localização de cardumes de peixe”, afirmou.
A Campanha SOS Cagarro, que se realiza desde 1995, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, que todos os anos permite salvar milhares de juvenis desta espécie.
Durante a campanha foram tomadas medidas para a redução da iluminação pública, principalmente nos locais identificados em anos anteriores como sendo os mais críticos, nomeadamente campos de jogos e portos de pescas.
Este ano, pela primeira vez, realizou-se um curso de formação de anilhadores nas ilhas da Terceira, Flores e São Miguel.
Na Campanha SOS Cagarro 2014, em que estiveram envolvidos cerca de 315 parceiros e 2.500 voluntários, foram salvas 2.600 aves juvenis.
2014.11.17-SRMCT-SOSCagarro.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário