O projeto “Mi Casa”, apresentado pela Escola Básica 1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, da Praia da Vitória, é um dos vencedores dos Prémios Nacionais "eTwinning 2014".
O projeto desta escola dos Açores, da autoria dos professores Rosa Medeiros e Paula Matos, venceu 'ex aequo' com uma escola do norte do país o prémio nacional na categoria de Necessidades Educativas Especiais.
O "eTwinning" é uma ação do programa Erasmus Plus, da União Europeia, que é gerido pela Direção-Geral da Educação e que, nos Açores, conta com colaboração do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas.
Esta iniciativa, com a qual se pretende promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural, foi criada para “dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos”.
Nesse sentido, o "eTwinning" pode definir-se como uma associação a longo prazo entre, no mínimo, duas escolas de diferentes países europeus, que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante.
A visão "eTwinning" prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos - professores, órgãos diretivos e alunos - se comprometem numa atividade a múltiplos níveis.
O objetivo é que as escolas geminadas interajam por um longo período de tempo, podendo chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo.
A ação, que é dirigida a todas as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, desafia os participantes a elaborarem projetos que envolvam alunos e professores, mas também órgãos executivos/direções.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no Evento Nacional eTwinning, que terá lugar no Agrupamento de Escolas António Damásio, em Lisboa, a 5 de dezembro.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário