O Presidente do Governo disponibilizou hoje ao Primeiro-Ministro de Cabo Verde meios humanos e técnicos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores para ajudar a fazer face à erupção vulcânica que se verifica na ilha do Fogo e apoiar a população atingida.
“Nesta difícil hora, quero expressar-lhe, ao Governo a que preside e ao Povo de Cabo Verde, a solidariedade do Governo e do Povo dos Açores, bem como colocar à disposição de V. Exa. a experiência, meios humanos e meios técnicos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores que considerar relevantes para ajudar a fazer face à erupção vulcânica em evolução e acudir aos seus efeitos sobre a população”, refere a carta enviada por Vasco Cordeiro a José Maria Neves.
Nesta carta, o Presidente do Governo dos Açores adianta que tem “acompanhado, com natural proximidade e apreensão, os desenvolvimentos na Ilha do Fogo decorrentes da erupção do vulcão ali presente e os seus efeitos, cada vez mais gravosos, sobre a localidade de Chã das Caldeiras e a sua população”.
“Infelizmente, a História das nossas ilhas e dos nossos povos tem sido ciclicamente marcada pelas adversidades que decorrem da força da natureza e das suas manifestações mais destruidoras sobre as pessoas, sobre os seus bens e sobre o território. Mas também não é menos verdade, que a capacidade de resistência das gentes de Cabo Verde – como a das dos Açores - e o seu amor à terra, permitirão, estou certo, ultrapassar com coragem e determinação a situação presente”, conclui a missiva.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário