O Secretário Regional da Educação e Cultura (SREC) afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores espera "combater o principal flagelo" do Sistema Educativo Regional com a criação do Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso.
“Com denodo, ao longo dos últimos anos, tem-se combatido o insucesso escolar através da implementação de programas, de projetos, que estamos a avaliar e aos quais daremos naturalmente continuidade”, salientou Avelino Meneses, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação do Conselho Científico do ProSucesso.
Avelino Meneses acrescentou que se “pretende criar um plano integrado de promoção do sucesso escolar que possa ser transversalmente aplicado no arquipélago, de uma ponta à outra, desde Santa Maria até ao Corvo".
O Secretário Regional referiu ainda que este plano "será também compatível com projetos piloto que, em unidades orgânicas, em ilhas em particular, iremos implementando no sentido de experimentar novas estratégias”.
O Conselho Científico, constituído por António Sampaio da Nóvoa, Roberto Carneiro, António Câmara, Ana Maria Bettencourt, Ermelindo Peixoto, Maria Amélia Correia de Campos e Suzete Câmara, “unido por experiências várias e saberes e irmanado por um objetivo e um denominador comum que é a educação, vai ajudar a gizar” esse programa integrado, frisou o Secretário Regional.
O documento que resultar do trabalho deste Conselho Científico, que será desenvolvido nos próximos tempos, será, ainda antes da sua aplicação, que se estima para o próximo ano letivo, sujeito a discussão pública e com os parceiros do setor educativo.
“Uma vez fechado, vai servir de linha mestra à nossa atividade”, afirmou Avelino Meneses.
O titular da pasta da Educação salientou ainda que, no âmbito da Estratégia 2020 definida no seio da União Europeia, os Açores, no que diz respeito à Educação, têm duas metas que querem cumprir.
"Uma dessas metas é a erradicação do abandono escolar precoce, a outra é precisamente a contenção do insucesso escolar”, afirmou, recordando que se verificou no último quinquénio um decréscimo de 15 pontos percentuais na taxa de abandono escolar nos Açores, o que “significa uma evolução positiva”.
2015.03.16-SREC-CCProSucesso.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário