A campanha regional de vacinação contra a gripe, promovida pela Direção Regional de Saúde, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais, teve início hoje.
Esta campanha de vacinação contra a gripe com a vacina trivalente para a época 2015/2016 decorre durante o outono e inverno, sendo recomendada pela Direção Regional da Saúde a sua aplicação preferencialmente até ao final do ano civil.
No Serviço Regional de Saúde, a vacina mantém-se gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora, existindo, para o efeito, cerca de 20 mil doses.
No grupo etário com idade igual ou superior a 65 anos, a Direção Regional de Saúde pretende atingir uma taxa de vacinação de, pelo menos, 60%, o que totaliza cerca de 20 mil utentes desta faixa etária.
A campanha de vacinação gratuita não exige receita médica, nem guia de tratamento, mas os cidadãos que não estão abrangidos pela vacinação gratuita devem adquirir a vacina nas farmácias mediante receituário médico.
Apesar de a vacinação ser a melhor forma de prevenção, sobretudo em relação às complicações graves, a Direção Regional da Saúde considera essencial ter em conta as medidas que reforçam a higiene das mãos, assim como as regras de etiqueta respiratória de tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário