A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), em parceria com a Academia Lipor, promoveu mais uma ação de formação sobre compostagem industrial, no Centro de Processamento de Resíduos da ilha do Faial.
Esta iniciativa que conta com a participação de operadores de resíduos públicos e privados e assume particular importância após entrada em funcionamento dos sete Centros de Processamento de Resíduos dos Açores, uma vez que permitirá reforçar a qualidade dos níveis de serviços prestados.
Inserida no Plano de Formação da ERSARA para 2016, a ação que decorreu esta semana, teve como objetivos compreender e otimizar os circuitos de recolha de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB), facultar conceitos relativos ao tratamento mecânico biológico (TMB) e, ainda, dar a conhecer os fundamentos do processo de compostagem.
A formação dos recursos humanos das entidades reguladas pela ERSARA tem sido uma prioridade desde a sua criação, através da promoção de diversas ações que visam o desenvolvimento dos profissionais dos setores das águas e resíduos dos Açores e, consequentemente, o reforço da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Nesse sentido, além da formação em Compostagem Industrial, a ERSARA já promoveu este ano, nas ilhas Terceira e Faial, ações de formação em Indicadores de Avaliação e em Tarifário, estando previstas no decorrer deste mês e no de Abril mais iniciativas em S. Miguel, Terceira e Faial sobre Gestão Patrimonial e Planos de Segurança da Água.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário