O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje que a ilha de Santa Maria tem vindo a acompanhar a evolução positiva do setor do turismo nos Açores, “fruto de um trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido por entidades públicas e privadas”.
“Se é certo que, ao nível da hotelaria tradicional, os primeiros cinco meses do ano refletem um incremento de 36% na Região, em Santa Maria esse crescimento é de 34,7%", salientou Vítor Fraga, acrescentando que, no mês de maio, foi registado "um aumento de 89,7% ao nível das dormidas”.
Vítor Fraga falava à margem da inauguração do empreendimento turístico em espaço rural 'Casa dos Tomarinhos', em Santo Espírito, cerimónia presidida pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila.
O titular da pasta do Turismo referiu ainda que, nesta legislatura, “verifica-se um crescimento acumulado de 67,2% ao nível de hotelaria tradicional”, acrescentando que, “numa perspetiva mais abrangente, com as diversas tipologias de alojamento, este crescimento, no período de 2016 versus 2012, é de 83,1%".
"Estamos aqui perante um setor que tem uma grande dinâmica e que tem vindo a incrementar a sua oferta”, frisou.
Este incremento da oferta, segundo Vítor Fraga, não se verifica apenas em termos quantitativos, mas também em termos de qualidade, "estando em linha o que é preconizado ao nível do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), que visa um aumento da eficiência "ao nível da captação de fluxos turísticos", mas também, ao nível da qualificação da oferta, "um permanente incremento no seu desempenho para surpreender quem visita” os Açores.
“O plano estratégico delineado até 2020, um plano que é de todos e para todos, assume o turismo de natureza como o nosso principal produto turístico, trabalhando todas as ilhas numa lógica de complementaridade da sua oferta”, afirmou Vítor Fraga, salientando que, no caso de Santa Maria, as atrações primárias “focam-se essencialmente no geoturismo, ao nível dos fósseis, no mergulho, nomeadamente no mergulho com jamantas, além de ser a única ilha em que o sol e o mar são apresentados como uma atividade principal a desenvolver no âmbito da oferta turística”.
Ao nível da promoção turística, o PEMTA “privilegia claramente o contato direto com o cliente final, evidenciando os aspetos diferenciadores de cada uma das ilhas, procurando desenvolver uma cultura de serviço Açores, transversal a toda a sociedade”, adiantou Vítor Fraga, pretendendo-se que “reflita um conceito açoriano de 'cool and cosy', acolhedor e descontraído, onde as unidades de alojamento deverão obedecer a critérios de conceito e estética definidos, com o conforto que as novas soluções de construção e arquitetura permitem, e aos padrões internacionais de construções verdes”.
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GaCS
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