A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove a 28 de julho, pelas 22h00, uma projeção do "Documentário Terceirense" na Pastelaria Central, no largo Pior do Crato.
O "Documentário Terceirense", realizado por António Luís Lourenço da Costa, em 1927, e apresentado pela primeira vez, nesse ano, em Angra do Heroísmo, numa iniciativa da empresa Foto-Cinema Açores, foi anunciado na imprensa local de então como o primeiro filme açoriano.
Este trabalho compreende um conjunto de quadros, em que as imagens animadas procuravam reter a vida da cidade, as suas figuras e as suas gentes, os seus hábitos e as suas pequenas histórias.
A película original deste filme pertence ao espólio do Museu de Angra do Heroísmo, que o reeditou em formato digital e o disponibiliza para venda nas suas instalações, cumprindo, deste modo, o seu objetivo de se abrir à comunidade e de propiciar experiências culturais fundamentadoras de uma memória identitária.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário