O Secretário Regional da Saúde revelou hoje, na Horta, que os Açores contam com mais três centros de saúde acreditados, especificando que se trata dos centros de saúde da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, na Terceira, e o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, em S. Miguel.
Luís Cabral, que falava à margem de uma visita à Unidade de Saúde de Ilha do Faial, a primeira a ser acreditada nos Açores, onde acompanhou o funcionamento do Quiosque e Sistema de Chamada de Utentes para a gestão das filas de espera no Centro de Saúde, salientou que as unidades de saúde agora acreditadas vão receber também este quiosque, “como prémio pelo empenho dos conselhos de administração neste processo para a acreditação”.
“Recebemos a excelente notícia esta semana de que mais três unidades de saúde dos Açores passaram a estar acreditadas, pelo que este sistema de chamada de utentes será igualmente entregue pela Secretaria Regional da Saúde a essas unidades”, anunciou.
O Quiosque e Sistema de Chamada de Utentes é um processo que se encontra interligado com o registo e agendamento do utente num módulo da aplicação de Cuidados de Saúde Primários (MedicineOne), recolhendo informação administrativa, como nome, isenção de taxas moderadoras ou se tem agendamento programado.
O utente, quando chega ao Centro de saúde, dirige-se ao Quiosque e identifica-se através do Cartão de Cidadão ou através do leitor de código de barras do Cartão de Utente/documento impresso através do MedicineOne.
Para o Secretário Regional da Saúde, este processo “é uma mais-valia em termos organizacionais para a USI Faial, pois permite que haja uma menor interação dos doentes com a componente administrativa, por ser feito de uma forma automática”.
“Os utentes estão satisfeitos com este sistema, que permitiu reformular o atendimento, criando mais bolsas de atendimento espalhadas pela própria unidade”, acrescentou Luís Cabral.
O titular da pasta da Saúde destacou ainda que este sistema “foi uma conquista da Unidade Saúde de Ilha do Faial”, tendo sido atribuído pela tutela como “prémio pelo seu processo de acreditação bem-sucedido, pois foi a primeira unidade de saúde da Região Autónoma dos Açores a ser acreditada”.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário