terça-feira, 18 de novembro de 2014

As mulheres nos Açores do séc. XXI têm mais opções do que no passado, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social defendeu hoje, em Ponta Delgada, que as mulheres açorianas têm atualmente "muitas mais opções de carreira, de estudo e de vida do que em qualquer momento anterior”.

Andreia Cardoso, que falava na abertura do encontro temático 'Igualdade de Género e Conciliação Trabalho Família – Que Prioridade nas Organizações', salientou o progresso registado na Região em termos de igualdade de género, frisando que “as possibilidades para as mulheres nos Açores do século XXI são expansivas, principalmente quando comparadas com as gerações da minha mãe ou das minhas avós”.

“Hoje, as mulheres são responsáveis por muitos princípios históricos - mulheres políticas, mulheres administradoras, líderes executivas, académicas, lendas desportivas, bem como mães, irmãs e companheiras”, afirmou.

Andreia Cardoso, ressalvando que o papel masculino também é, por vezes, menorizado pela sociedade em questões como a parentalidade ou a prestação doméstica, alertou para a necessidade do empenho transversal de todas as organizações, empregadores e legisladores no sentido de garantir a igualdade de acesso e a igualdade de oportunidades.

Nesse sentido, considerou que ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne a igualdade de desfechos no contexto doméstico, na esfera pública e no mercado de trabalho.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: