terça-feira, 18 de novembro de 2014

Avelino Meneses manifesta "confiança" nos docentes na batalha pelo sucesso escolar

O Secretário Regional da Educação e Cultura expressou hoje, em Ponta Delgada, “confiança” nos docentes que “labutam diariamente pela recuperação" das crianças e jovens, no reencontro com o "caminho do sucesso”.

Avelino Meneses manifestou, igualmente, a “esperança" que, depois de ser vencida a batalha do sucesso escolar, o projeto Fénix nos Açores venha “a servir para estimular também a aprendizagem dos estudantes com mais nível de proficiência, já que o objetivo último da educação é o alcance da excelência”.

O Secretário Regional, que falava no início da reunião dos coordenadores nos Açores do Projeto Fénix, considerou este projeto como “um poderoso instrumento de recuperação de aprendizagens”, que servirá nos próximos anos “para conferir uma nova oportunidade a todos os alunos que manifestam dificuldades”.

O Projeto Fénix, que abrange nos Açores, no corrente ano letivo, cerca de 3.000 alunos de 18 unidades orgânicas, “proporciona e exige um trabalho de parceria”, frisou Avelino Meneses.

“Este projeto pedagógico também prepara os professores para os embates científico e pedagógico do presente e do futuro, que demandam cada vez mais a execução de um trabalho em rede”, acrescentou.

“Sem sobrecarregar os estudantes com tempo extra de apoio educativo que, por vezes, como se sabe, origina mais repulsa pela atividade letiva, o Fénix adequa-se perfeitamente à realidade escolar de hoje”, considerou o Secretário Regional.

Essa realidade, segundo Avelino Meneses, carateriza-se “pela heterogeneidade dos públicos estudantis, que implica a coexistência dentro de uma mesma sala de diferentes níveis de aprendizagem, a exigir muitas vezes um apoio mais personalizado àqueles que manifestam mais dificuldades, correndo o risco em ocorrência de insucesso”.

Anexos:
2014.11.18-SREC-ProjetoFenix.mp3

GaCS

Sem comentários: