sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove projeto “Raízes” na ilha de São Jorge

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), organismo dependente da Vice-Presidência do Governo dos Açores, está a promover, até sábado, na ilha de São Jorge, a realização de várias atividades pedagógicas relacionadas com a tecelagem.

Estas atividades estão integradas na iniciativa "Raízes - Projetos Pedagógicos para o Artesanato dos Açores", que o CRAA desenvolve para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para as questões do artesanato como património cultural imaterial identitário dos Açores.

Esta ação que se realiza em São Jorge resulta de uma parceria com o Museu Carlos Machado e conta com a participação de escolas do 1.º Ciclo e do Secundário, das cooperativas de artesanato da Senhora da Encarnação e da Fajã dos Vimes e do Museu Francisco Lacerda.

Entre as várias atividades incluídas nesta iniciativa, destacam-se visitas orientadas à exposição temporária de trajes, patente no Museu Francisco Lacerda, a demonstração de técnicas de tecelagem por artesãs locais e a sua experimentação por parte dos participantes, numa perspetiva que visa aliar o tradicional ao artístico.

Merece ainda referência a realização de um workshop, na Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação, na Ribeira do Nabo, direcionado a alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional, mas também aberto à comunidade.

A anteceder esta iniciativa, o CRAA promoveu uma formação preparatória dirigida aos professores, com o intuito de apreenderem algumas possibilidades técnicas e conceptuais da estruturação do tear manual, transformando-o num objeto artístico e contemporâneo.

Com este conjunto de ações, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato tem como objetivo a valorização e a divulgação de técnicas tradicionais de tecelagem numa perspetiva de continuidade e de exploração de novas hipóteses criativas, transmitindo aos mais novos uma herança cultural e a arte do saber fazer.




GaCS

Sem comentários: