terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo dos Açores aumenta em 64% verbas para construção de infraestruturas agrícolas em 2015

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Horta, o “reforço significativo” das verbas destinadas no próximo ano à construção de caminhos agrícolas, eletrificação e abastecimento de água às explorações açorianas, representando um aumento de cerca de 64%.

“O Governo elege como prioritários estes investimentos, no sentido de melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos agricultores e, por essa via, melhorar a competitividade das explorações”, afirmou Luís Neto Viveiros em declarações aos jornalistas depois de ter sido ouvido na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa.

O Secretário Regional referiu-se também ao reforço de 45% das verbas previstas noutra ação do Plano, destinadas à abertura e, essencialmente, à manutenção da rede de caminhos rurais, que é atualmente de cerca de 1.500 quilómetros em todo o arquipélago.

Para Luís Neto Viveiros, este é um dos contributos “muito importantes” para a competitividade da produção açoriana num mercado europeu que se vai reger por novas regras, com o fim do regime das quotas leiteiras.

O Secretário Regional frisou ainda a estratégia desenvolvida nos Açores, permitindo capacitar a produção e a agroindústria para novos desafios, mas também os investimentos realizados na modernização, no aumento da dimensão das explorações, na redução de animais e no aumento da sua produtividade.

O incremento na diversificação agrícola e, por essa via, no autoabastecimento e na redução das importações, o reforço na dotação de meios afetos à sanidade animal e a modernização da agroindústria foram outras apostas que considerou serem estratégicas e que estão espelhadas na proposta do Governo dos Açores, apresentando o Plano para 2015 um reforço global de investimento de 2% para este setor, totalizando cerca de 144 milhões de euros.

Na comissão parlamentar, Luís Neto Viveiros destacou ainda a finalização da rede de abate regional, cumprindo assim o compromisso de construir os novos matadouros no Faial e na Graciosa, além de outros investimentos de melhoramento previstos para outras infraestruturas já existentes no arquipélago.


Anexos:
2014.11.04-SRAA-AudiçãoCE.mp3
GaCS

Sem comentários: