quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Políticas de apoio à dinamização dos centros históricos vão ao encontro dos anseios dos comerciantes, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje satisfação pelo facto de “as políticas estruturadas de apoio à dinamização dos centros históricos” corresponderem “aos anseios e necessidades” dos comerciantes deste setor.

Sérgio Ávila, que falava após uma audiência que concedeu a representantes da Associação dos Comerciantes do Centro Histórico de Ponta Delgada, destacou o novo sistema de apoio ao urbanismo comercial sustentável.

Este sistema, segundo Sérgio Ávila, “permitirá articular o financiamento de um conjunto vasto de intervenções de apoio ao comércio local, de apoio à dinamização de espaços públicos nessa área envolvente, o que corresponde à pretensão da Associação”.

O Vice-Presidente do Governo revelou que neste encontro foi dado conhecimento dos novos sistemas de incentivos, que, segundo explicou, “visam, no âmbito do desenvolvimento local, essencialmente o apoio àquilo que já existe e não o incentivo a aumentar a oferta”.

Para Sérgio Ávila, o intuito é direcionar apoios para “requalificar e modernizar”, em detrimento do aumento de uma concorrência face a uma procura que não se prevê que cresça.

“A conjugação destes dois programas, associada aos programas de promoção e estabilização de emprego e também às medidas de valorização e de comercialização dos produtos regionais, penso que cria – e essa foi também a opinião dos comerciantes que aqui estavam presentes – um sistema bastante amplo, intenso e significativo de apoios que corresponde ao que pretendiam”, afirmou.

Sérgio Ávila revelou ainda que resultou deste encontro a intenção de estabelecer “uma maior proximidade para desenvolver esses mecanismos” e o compromisso de criar, até final de março de 2015, uma loja da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) no centro histórico de Ponta Delgada, “complementando assim a oferta que existe no Parque Atlântico e nas Portas do Mar”.

Anexos:
2014.11.06-VPGR-RecebeuAssociaçãoComerciantesCentroHistóricoPD.mp3

GaCS

Sem comentários: