quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rede Regional de Bibliotecas Escolares pode promover nível de literacia da população, defende Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou hoje, em Ponta Delgada, a expetativa de que o nível de literacia dos estudantes e da população açoriana seja “alavancado” com a criação da Rede Regional de Bibliotecas Escolares (RRBE).

“Espero que a inauguração desta Rede Regional de Bibliotecas Escolares contribua para alavancar o Plano Regional de Leitura, para aumentar, por consequência, a literacia, quer dos estudantes quer da população, para que nos aproximemos, cada vez mais, dos níveis que almejamos, que são os níveis da Europa comunitária”, afirmou Avelino Meneses.

O Secretário Regional, que falava na sessão pública de apresentação da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, um projeto coordenado por Ana Isabel Serpa que teve início oficial a 01 de setembro, defendeu que as bibliotecas escolares nos dias de hoje, ao contrário do passado, “devem ser fundamentalmente um lugar para uso dos estudantes”.

No âmbito deste projeto, Avelino Meneses anunciou o lançamento, em 2015, de um concurso ao nível das escolas denominado 'Palavras com História' e a realização de ações de formação para os coordenadores das bibliotecas das 40 unidades orgânicas do sistema educativo regional.

A criação da RRBE visa promover o desenvolvimento das bibliotecas sediadas nas escolas públicas da Região Autónoma dos Açores, disponibilizando apoio ao nível da gestão e animação destes espaços.

Pretende-se que a biblioteca escolar seja parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das práticas educativas, e não um mero local de trabalho e ou de armazenamento de recursos.

A RRBE tem como principais objetivos facultar formação aos coordenadores de biblioteca e assistentes operacionais a ela ligados, assegurar a catalogação dos acervos, harmonizar procedimentos, promover dinâmicas de leitura e construir parcerias com as bibliotecas públicas e municipais, visando o desenvolvimento da literacia e a criação de comunidades de leitores.

Para tal, a RRBE conta com o apoio e o dinamismo dos coordenadores de biblioteca que, nas escolas, planeiam atividades com outros docentes, tendo em vista o desenvolvimento da literacia da leitura, da literacia dos média e da literacia informacional.

Anexos:
2014.11.06-SREC-RedeRegionalBibliotecasEscolares.mp3

GaCS

Sem comentários: