quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Rede de Polos Locais de Desenvolvimento avança em 2015, anunciou Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social antecipou hoje, em Ponta Delgada, que a Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social deverá começar a ser implementada, de forma gradual, na Região, já em 2015.

“No próximo ano, acontecerão de forma gradual”, adiantou a Secretária Regional, indicando já ter sido iniciada uma experiência-piloto do projeto na Freguesia de Arrifes, no concelho de Ponta Delgada.

Andreia Cardoso acrescentou que o projeto está agora “numa fase de consolidação da experiência, de maneira a que depois sejam identificados outros territórios onde se verifique utilidade na constituição de um polo”.

“No fundo, serve para proceder à articulação das respostas sociais existentes, para fazer o diagnóstico das necessidades e para proceder à monitorização das respostas que vão sendo encontradas”, explicou a Secretária Regional, clarificando que o objetivo da rede é rentabilizar os recursos já existentes e evitar a duplicação de respostas por meio de um planeamento estratégico concertado entre todos os intervenientes.

Os polos deverão integrar elementos dos vários sectores da sociedade ligados à promoção de respostas sociais, nomeadamente, representantes das autarquias, de instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais, profissionais da ação social e elementos das populações da área territorial a que corresponderão os polos.

“Não acreditamos ser possível trabalhar para as pessoas sem ouvir as pessoas. O objetivo último da rede é capacitar os Açorianos e as Açorianas no sentido de, enquanto comunidade, construírem um futuro inclusivo e socialmente saudável”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional falava na sequência de uma comunicação proferida na apresentação do Roteiro CORES, subordinada ao tema Cooperação, ocasião em que apresentou o projeto de implementação da Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: