quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro afirma que orgulho nos Açores é uma forma de unir os Açorianos

O Presidente do Governo afirmou em Winnipeg, no Canadá, que o orgulho que as comunidades da diáspora sentem pelo que os Açores são atualmente, fruto do trabalho desenvolvido ao longo de quase quatro décadas de Autonomia, é uma “forma de unir os Açorianos”.

“Os Açores de hoje não são os Açores que a maioria de vós ou os vossos pais deixaram. Muito foi feito e é importante que as nossas comunidades sintam orgulho nos Açores de hoje”, frisou Vasco Cordeiro, considerando que essa “é uma forma de unir todos os Açorianos espalhados pelo mundo”.

Na intervenção que proferiu terça-feira num encontro com açorianos residentes no Winnipeg, que reuniu cerca de duas centenas de pessoas apesar da temperatura negativa que se fazia sentir, Vasco Cordeiro salientou “o papel que as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo podem desempenhar em benefício dos Açores”, reafirmando ainda a importância da integração plena nas sociedades de acolhimento.

“Essa é a melhor forma de honrar e prestigiar os Açores”, afirmou o Presidente do Governo, acrescentando que o contributo da diáspora para o desenvolvimento do arquipélago passa também pelo envolvimento das novas gerações, que não têm a saudade como elemento de ligação aos Açores e, por isso, representam um desafio “maior e mais exigente”.

“Essa ligação deve ser mantida e fortificada com outros métodos, diferentes daqueles que existem para as primeiras gerações”, defendeu Vasco Cordeiro, para quem é de grande importância que as novas gerações conheçam a realidade atual dos Açores, uma região que é uma porta de entrada na União Europeia, que tem no mar e nas ciências ligadas ao mar um grande potencial e que tem muitas oportunidades para oferecer a quem quiser “ser parceiro” no desenvolvimento da Região.

“Hoje, os Açores têm oportunidades para apresentar aos seus filhos, mesmo aos que partiram para outras terras, que queiram ser parceiros nessa tarefa de desenvolver a nossa terra”, afirmou.

Vasco Cordeiro destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela comunidade açoriana do Winnipeg e pelas suas instituições, como a Casa dos Açores, frisando que essa dedicação e empenho “tornam os Açores mais conhecidos, prestigiam e dignificam os Açores”.

Neste terceiro dia da visita às comunidades açorianas no Canadá, o Presidente do Governo visita esta manhã o Lar de Santa Isabel e participa depois num encontro com empresários açorianos e açor descendentes do Winnipeg, promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), para divulgar oportunidades de investimento no arquipélago, deslocando-se depois para Toronto.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: