sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro convidou Kathleen Wynne, Premier do Ontário, a visitar os Açores

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, esteve reunido quinta-feira em Toronto, no Canadá, com Kathleen Wynne, Premier da província de Ontário, onde reside uma importante comunidade de origem açoriana, num encontro que permitiu analisar algumas questões relacionadas com essa comunidade e perspetivar a possibilidade de colaboração entre as duas regiões em várias áreas.

Neste encontro com a principal responsável política de uma província onde os residentes de origem açoriana representam cerca de dois terços da comunidade portuguesa, Vasco Cordeiro apresentou as principais características atuais dos Açores, nomeadamente ao nível económico, destacando o facto de a Região ter uma situação positiva ao nível das finanças públicas.

O desafio da criação de emprego e, em especial, de emprego jovem, foi uma das preocupações apontadas pelo Presidente do Governo, que admitiu a possibilidade de uma troca de experiências entre os Açores e o Ontário tendo em vista melhorar a luta contra este flagelo social nas duas regiões.

O Presidente do Governo defendeu também a necessidade de melhorar o nível de escolaridade dos jovens açor descendentes e, em especial, a importância do combate contra o abandono escolar precoce na comunidade açoriana, frisando que a Educação é a chave do sucesso.

Vasco Cordeiro reafirmou ainda a importância de um maior envolvimento da comunidade açoriana na vida da sociedade canadiana, frisando que “a melhor forma de ser um bom açoriano no Canadá, é ser um bom canadiano”.

O Presidente do Governo convidou Kathleen Wynne a visitar os Açores, convite que a Premier do Ontário aceitou.



GaCS

Sem comentários: