domingo, 7 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro inaugura novo Porto de Pescas que é “aposta no futuro” de Rabo de Peixe

O Presidente do Governo inaugurou, este domingo, o novo porto de Rabo de Peixe, onde garantiu o empenho do seu Executivo no investimento em infraestruturas de apoio às Pescas nos Açores, na formação dos profissionais do setor e no aumento do rendimento dos pescadores.

“O setor das Pescas apresenta estes três desafios, aos quais o Governo dos Açores dedica particular atenção e está a desenvolver trabalho”, assegurou Vasco Cordeiro na inauguração das obras de ampliação e melhoramento da segurança e da operacionalidade deste porto, que representou um investimento superior a 16 milhões de euros.

Vasco Cordeiro salientou que, para além de investimentos já concluídos ou em fase de conclusão, como a melhoria das condições de segurança do núcleo de pescas de São Roque do Pico ou a conclusão da obra de melhoramento da operacionalidade do Porto de Porto de Judeu, o Governo pretende avançar, em 2015, com um conjunto de intervenções que melhorarão as condições oferecidas às comunidades piscatórias.

“É, desde logo, o caso da valência de pescas do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, o reforço da proteção do Porto da Manhenha e o reforço das condições de operacionalidade e de segurança no Porto da Ribeira Quente”, exemplificou Vasco Cordeiro, ao adiantar que estão, ainda, previstas obras na rede regional de frio, nomeadamente as centrais a instalar nos portos da Praia da Vitória, em São Mateus, na Madalena e na Horta, entre outros locais.

Relativamente às lotas, estão programadas para 2015 intervenções em Vila do Porto e na Madalena, para além da conclusão do Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, avançou o Presidente do Governo.

Quanto ao desafio da formação, Vasco Cordeiro defendeu ser necessário que todos estejam conscientes da importância que essa área assume para o futuro do setor das Pesca nos Açores.

“É essencial, para além das medidas implementadas pelo Governo, a consciência de cada profissional deste setor de que, tendo melhor formação, terá maiores condições de aumentar o seu rendimento e de ganhar o seu futuro e das suas famílias”, afirmou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro considerou, ainda, que o terceiro desafio está relacionado com a qualidade e com o rendimento da pesca, que compete, também, a todos os profissionais desta cadeia.

“O Governo está, desde logo através do sistema de incentivos, ao lado dos pescadores para vencerem este desafio, mas é essencial que todos tenhamos consciência da necessidade de ter outra atenção e um cuidado especial em relação a todos os aspetos que podem influir na qualidade do pescado e, consequentemente, no rendimento dos pescadores”, disse.

Nesse sentido, garantiu que o Governo dos Açores “quer e vai cumprir a sua parte”, continuando a desenvolver políticas que permitam ajudar os intervenientes neste setor a ter uma maior competitividade, desde logo no circuito da primeira venda de pescado.

“Paralelemente, pretendemos, em articulação com os parceiros, realizar uma prospeção a nível internacional que permita encontrar novos mercados de colocação do pescado dos Açores”, anunciou.

O Presidente do Governo realçou, por outro lado, que o objetivo fundamental deste investimento no Porto de Rabo de Peixe não foi apenas o de construir esta obra, mas sim o de dar melhores condições, desde logo, aos pescadores de Rabo de Peixe.

“O sucesso desta intervenção está muito ligado à capacidade que os pescadores de Rabo de Peixe tiverem, como acredito que demostrarão, de transformarem estas infraestruturas numa ferramenta para aumentar o seu rendimento e das suas famílias”, afirmou.

A nova infraestrutura disponibiliza dois novos contra molhes, uma nova área molhada de abrigo com mais de três hectares e meio e um terrapleno de cerca 19.000 m2, três pontes-cais, com cerca de 90 metros cada, e um espaço de mais de 660 metros para atracação direta de embarcações.

“O Governo dos Açores quer ir mais além neste esforço para dotar este porto, assim como outros da Região, de cada vez melhores condições para o exercício da atividade da Pesca. É por isso que, durante o próximo ano, será lançado o concurso para a construção de mais 30 casas de apresto neste porto de Rabo de Peixe, num investimento de cerca de 400 mil euros”, anunciou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, este investimento de 16 milhões de euros faz com que o potencial deste porto permita ir muito para além do setor das Pescas, já que disponibiliza uma zona dedicada à reparação e manutenção de embarcações, bem como zonas de estacionamento para embarcações de recreio e para as atividades marítimo-turísticas.

“Este investimento assume-se, assim, não apenas como uma obra para fortalecer as condições da atividade da Pesca, mas também como uma obra que abre novos horizontes, novas potencialidades para as atividades relacionadas com a náutica de recreio e marítimo turísticas”, frisou Vasco Cordeiro.


Anexos:





GaCS

Sem comentários: