No Portal das Comunidades é possível aceder a diversos textos sobre a emigração, história, cultura e literatura açorianas. Divulgar e promover a açorianiedade é o principal objectivo deste projecto digital.
Os açorianos têm mais um elo de ligação. Trata-se do Portal das Comunidades Açorianas, uma página na internet criada para aproximar todos aqueles que partilham da cultura e história regionais.
No sítio www.comunidadesacorianas.org é possível aceder a vários artigos e textos sobre a história, cultura e emigração açorianas desenvolvidos por diversos académicos residentes nas diferentes comunidades ou na Região.
Este portal biligue (Português e Inglês) tem a particularidade de apresentar como conteúdos trabalhos produzidos por pessoas externas ao mesmo.
Os autores podem disponibilizar os textos que queiram desde que respeitem a Política do Conselho Científico e os Termos de Uso do site. Depois deste passo, os interessados deverão fazer o pré-cadastro, o qual é enviado para a Directoria do portal, e escrever um breve texto sobre a sua relação com a cultura açoriana. Após preencher e enviar o pré-cadastro, o candidato a autor receberá por e-mail a confirmação dos seus dados.
O objectivo do portal é a divulgação da cultura açoriana no mundo pelo que só serão aceites como autores pessoas que tenham alguma relação com o estudo desta temática. Desta forma é garantida a apresentação de conteúdos fiáveis. O candidato deverá, por isso, aguardar a resposta da Diretoria sobre a avaliação do seu pré-cadastro. Depois de aceite, o candidato tornar-se-á autor do portal e poderá introduzir os seus artigos e/ou trabalhos.
Os textos apresentados no site estão disponíveis para todos aqueles que os queiram consultar. Para tal, os cibernautas podem recorrer a diversos tipos de pesquisa.
Uma das modalidades é através do Mapa Mundi (com link para o Google Maps) apresentado na página inicial do portal. Basta clicar sobre o país e localidade que deseja e serão apresentados os textos dos vários autores desta área geográfica. É ainda possível realizar uma pesquisa por tema e/ou país de interesse ou a pesquisa avançada, recorrendo a opções específicas, tais como Tema, Título, Palavras-chave, Abstract, Subtema e o próprio conteúdo do artigo.
No Portal das Comunidades Açorianos pode-se aceder a textos de autores residentes nos Açores, EUA, Brasil e Urugai. De entre os académicos com conteúdos no site figuram Gilberta Rocha, docente no Pólo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores; Diniz Borges, professor de Português e membro do Instituto de Estudos Açor-Americanos, em Talure, Califórnia; Lélia Pereira da Silva Nunes, socióloga de Florianópolis, Brasil; e de Luís Assis Brasil, pós-doutorado em Literatura Açoriana, de Porto Alegre, Brasil.
Origens
O Portal das Comunidades Açorianas surge na sequência da realização das II e III Jornadas Emigração/Comunidades, em Janeiro de 2004, na ilha de S. Miguel, e em Junho de 2007, na ilha Graciosa, respectivamente. Neste encontros foi definida a criação de um portal dirigido às comunidades açorianas e de origem açoriana, que englobará diversas áreas como sejam a História, a Literatura, o Ensino da Língua Portuguesa, Referências Bibliográficas, Artes e Letras, Património Cultural, entre outras. A importância deste instrumento de divulgação de conhecimento é, para todos os colaboradores, uma homenagem aos milhares de açorianos que desde o século XVII difundiram a culturados Açores em diversas partes do planeta.
ISABEL ALVES COELHOisabelcoelho77@hotmail.com
Fonte: Expresso das Nove
Sem comentários:
Enviar um comentário