terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Governo empenhado na recuperação de turfeiras



O Governo dos Açores está empenhado no processo de recuperação de turfeiras na Região, como forma de repor equilíbrios ecológicos e potenciar os recursos hídricos.

Esse compromisso foi hoje reiterado, em Angra do Heroísmo, pelo secretário regional do Ambiente e do Mar, que presidiu à cerimónia de abertura de um workshop sobre o tema, organizado pela Universidade dos Açores, com o apoio do executivo, assinalando o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Álamo Meneses referiu que o forte investimento governamental na conservação da natureza inclui, de forma especial, a recuperação destas zonas húmidas, existentes em todas as ilha com excepção de Santa Maria (e, actualmente, Graciosa, onde vai ser desenvolvido um trabalho de reposição), e que ficam incluídas nos Parques Naturais de Ilha.

Lembrando que a Região já vem há anos a investir nesta matéria, o governante garantiu que o objectivo agora é aumentar esse investimento, quer no combate a espécies infestantes que, entretanto se fixaram, que na gestão da intervenção de origem humana na deterioração desses espaços, nomeadamente com a presença de gado nesses locais.

Álamo Meneses lembrou que os primeiros povoados foram criados junto às ribeiras das diversas ilhas, precisamente porque garantiam o abastecimento regular de água ao longo do ano, com caudais provenientes de turfeiras, o que já não se verifica hoje.

O workshop de três dias conta com a presença de especialistas em zonas húmidas e outros investigadores de áreas correlacionadas. Os trabalhos incluem um espaço de trabalho de campo, com visitas a turfeiras degradadas.



GaCS/FA

Sem comentários: