sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Secretária da Educação discorda da criação de uma disciplina de história dos Açores



A secretária regional da Educação e Formação manifestou-se hoje na Horta contrária à criação de uma disciplina de história dos Açores nas escolas do arquipélago.

A posição foi expressa por Lina Mendes no parlamento regional, que hoje rejeitou uma proposta do deputado do PPM no sentido de ser criada nas ilhas a disciplina de história dos Açores, enquanto disciplina autónoma no âmbito da área disciplinar das ciências sociais.

“Queremos que os nossos alunos saibam dos Açores e tenham uma apropriação da cultura e da identidade açoriana”, mas isso não passa pela criação de mais uma disciplina, observou a secretária regional.

Para Lina Mendes, os clubes escolares, por exemplo, são “um bom espaço” para se promover a cultura açoriana nas escolas do arquipélago.

A secretária da Educação e Formação considerou ainda que a criação de uma disciplina autónoma e paralela à disciplina de história “iria isolar e descontextualizar a história açoriana da história nacional e mundial”.

Além do mais, adiantou Lina Mendes, “a história não deverá ser o núcleo agregador de todos os outros conhecimentos sobre os Açores”. “Porquê a história? E por que não todo o nosso património?”, questionou a governante.

Segundo referiu, a mobilização desses conhecimentos deve ser feita nas nossas escolas “de uma forma transversal nas diferentes áreas curriculares”, com “uma contextualização que permita uma análise comparativa das realidades regionais, nacionais e europeias”

“Deve haver a integração dos saberes que os alunos já trazem e dos seus interesses para a promoção de novas aprendizagens, e não um ensino tradicionalista, de simples veiculação de conhecimentos”, concluiu a secretária da Educação e Formação.



GaCS/FG

Sem comentários: