quinta-feira, 1 de abril de 2010

Governo constrói novo aqueduto na Achada para repor segurança da via danificada com as chuvas



Na sequência do temporal que atingiu o concelho do Nordeste no dia 1 de Março, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos autorizou o ajuste directo para a construção de um novo aqueduto e órgãos de drenagem na freguesia da Achada.

As cheias do início do mês de Março provocaram a obstrução do aqueduto existente e após a inspecção técnica ao local assumiu-se a necessidade de execução de um novo aqueduto, com maior secção de vazão, de modo a salvaguardar situações futuras semelhantes, de forte pluviosidade.

A intervenção na freguesia da Achada prevê, a par da construção de um novo aqueduto, a construção de descarregador de águas pluviais a montante e a jusante, a reconstrução aterros, construção de troços de valas de crista para a captação das águas provenientes das pastagens sobranceiras aos taludes da estrada.

Está previsto, igualmente, a reposição do pavimento da plataforma na área afectada, a desmatação dos taludes de escavação a jusante, com o objectivo de evitar aluimentos de terras em épocas de chuvas, garantindo, assim, mais segurança.

A empreitada, adjudicada à empresa José Simas Moniz & Filhos, Lda., no valor de cerca de 80 mil euros, tem um prazo de execução de dois meses.


GaCS/VS

Sem comentários: