O Governo dos Açores decidiu avançar com a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.
A decisão consta de uma Resolução do Conselho do Governo e visa “a plena aplicação” àquele acordo “no quadro da actividade do Governo Regional e de todos os serviços, organismos e entidades na sua dependência, bem como no que se refere às publicações a efectuar no Jornal Oficial da Região”.
Ao apresentar hoje o comunicado da reunião, que decorreu esta semana na ilha de São Jorge, o Secretário Regional da Presidência adiantou ainda que a introdução do Acordo Ortográfico no sistema educativo regional “será tendencialmente efectuada no ano lectivo de 2011-2012”, sendo porém admitido “que se mantenham em vigor os actuais manuais escolares e outros materiais de apoio até que cesse o prazo da sua adopção ou que sejam reeditados de acordo com as novas regras”.
Segundo disse André Bradforf, esta decisão governamental “aplica-se a todos os actos, decisões, normas, orientações, documentos, edições, publicações, bens culturais ou quaisquer textos e comunicações, sejam internos ou externos e independentemente do suporte”.
Na reunião, o Executivo de Carlos César aprovou igualmente o Plano Regional de Leitura, que elege como objectivo principal o “desenvolvimento de competências e práticas de leitura nos Açores”.
A leitura em contextos de aprendizagem formal e informal, as condições de acesso ao livro e à leitura e a formação e actualização de recursos humanos são os três eixos estratégicos à volta dos quais se desenvolve este plano, que é especialmente destinado aos alunos que frequentam a educação básica.
Para além do desenvolvimento de “diversas actividades dirigidas às escolas, às bibliotecas e a contextos não formais de leitura”, no âmbito deste plano vão também “seleccionadas e recomendadas obras de autores açorianos ou sobre os Açores”, precisou André Bradford.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário