O Parque Natural da ilha de São Jorge tem uma especificidade em relação aos restantes, que é o facto de incluir um Ecomuseu.
Segundo explicou esta tarde nas Velas, aos jornalistas, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, antes da apresentação pública dos recursos do Parque e do Ecomuseu, este último é composto por diversos contributos das autarquias, empresas e mesmo de particulares.
Álamo Meneses precisou que o Ecomuseu é “uma forma organizativa, um espaço de partilha de recursos, em que os parceiros do Parque são todos os que tenham qualquer coisa interessante”, a nível da conservação da natureza, da etnografia, das tradições ou da História da ilha, “que possa ser integrada em percursos de visitação”. Essa estrutura está ligada ao Parque Natural e é gerida pelo respectivo Director.
Na apresentação pública que decorreu no Auditório das Velas foi revelado que o Parque Natural de São Jorge, criado este ano, está em fase de instalação e de criação dos primeiros percursos e a primeira estruturação da sua visitação.
Conforme disse o Secretário Regional, esta apresentação serviu para que as pessoas conheçam a implantação do parque, os seus percursos e a localização geográfica concreta na ilha.
Na ocasião, foi também apresentado o guia de visitação da estrutura, um livro de bolso com uma variedade grande de informação sobre aspectos que vão da flora e fauna terrestre e marinha, até património edificado e áreas ambientais específicas.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário