quinta-feira, 2 de junho de 2011

Qualificação de técnicos garante competências segundo mais elevados padrões europeus



A qualificação nossos recursos é um meio fundamental para as empresas garantirem um trilho de sucesso, competividade e garantia de qualidade. A mensagem foi transmitida esta manhã, pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na cerimónia de entrega de 35 certificados, entre técnicos e engenheiros, aos formandos que frequentaram a acção de formação ITUR (Infra-estruturas de Telecomunicações em Loteamento, Urbanizações e Conjuntos de Edifícios).

Com esta formação 115 técnicos e engenheiros na área das telecomunicações já adquiram qualificações para continuarem a exercer a sua actividade “com grande rigor e exigência, face aos parâmetros construtivos actuais, e em conformidade com a lei vigente” que estipula que todos os projectos e trabalhos de execução, ampliação ou alteração das ITUR só poderão ser feitos por Engenheiros e Instaladores habilitados, disse o governante.

Recorde-se que com a entrada em vigor do Decreto-Lei 123/2009 de 21 de Maio, a área das telecomunicações sofreu alterações significativas. Estas mudanças introduziram alterações na estrutura geral do sistema de telecomunicações nos edifícios e criaram a regulamentação específica para as redes de telecomunicações nas urbanizações e loteamentos, designado por ITUR.

De acordo com José Contente, os Açores só se podem afirmar pela qualidade, garantindo um posicionamento de destaque no mundo global, se forem cada vez mais competitivos, razão pela qual a aposta na qualificação dos recursos humanos assume grande relevância para o Governo Regional, habilitando técnicos que “sejam a mola da inovação e o motor das empresas”, afirmou.

Assim, e após a conclusão deste projecto de formação da AICOPA – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores e da Delegação Regional dos Açores da ANET – Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos, apoiado e co-financiado pela SRCTE, a Região pode contar desde já com 15 Engenheiros e 20 Técnicos altamente qualificados para projectarem as soluções mais adequadas a cada caso e realizarem instalações segundo as técnicas e padrões exigidos, garantindo assim que as novas redes de telecomunicações cumprem dos mais elevados padrões Europeus.

O Secretário Regional frisou ainda que estas formações são “um ensinamento que pode ser seguido em outras esferas”, acrescentando que a ATEC, entidade formadora, e a ANET e AICOPA mostraram “que é possível a transferência de conhecimento para as empresas e é esse deve ser o novo desafio das universidades e dos centros e pólos de investigação, para produzirmos cada vez mais e melhor, tornar as nossas empresas mais competitivas, sustentáveis e com viabilidade económica”.



GaCS/VS

Sem comentários: