O Presidente da República desloca-se na próxima semana a seis ilhas açorianas, uma visita com um programa intenso, que o levará em apenas cinco dias a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores, Corvo e São Miguel.
Com partida marcada para as 07:30 da manhã de terça-feira, a comitiva presidencial, que fará a viagem num avião da Força Aérea, irá chegar à ilha de Santa Maria ao final da manhã, seguindo logo para uma receção na Câmara Municipal de Vila do Porto e uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, onde será apresentado o Plano Estratégico para o Desenvolvimento da ilha. Depois de um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Cavaco Silva seguirá para o Centro de Rastreio de Satélites da ESA - Agência Espacial Europeia, terminando a passagem pela ilha do grupo oriental com uma visita ao Miradouro da Praia Formosa e ao Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria - NAV.
Ao final da tarde, o Presidente da República parte para o grupo central do arquipélago, chegando ainda antes do jantar à ilha Graciosa. No dia seguinte, após uma receção na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o chefe de Estado irá visitar a Igreja Matriz, o Museu da Graciosa e a Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares. Após o almoço, que será oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o chefe de Estado terá um encontro com o Governo Regional dos Açores, visitando depois as Termas do Carapacho e a Furna do Enxofre (Caldeira), já ao final da tarde. O terceiro dia da visita irá iniciar-se com mais uma viagem, para a ilha de São Jorge.
Depois de ser recebido na Câmara Municipal de Velas, Cavaco Silva visitará a Uniqueijo - União de Cooperativas Agrícolas de São Jorge. Após passar pelo Miradouro da Fajã dos Cubres (Calheta), a comitiva presidencial participará num almoço oferecido pelos presidentes das Câmaras de Velas e da Calheta, visitando a seguir a Fábrica de Conservas de Atum Santa Catarina. O dia terminará com uma visita ao Museu Francisco Lacerda e ao Miradouro do Alto das Manadas. Na sexta-feira, um dos dias mais cheios da agenda da visita às ilhas dos Açores, o chefe de Estado partirá logo pela manhã para as Flores, onde irá visitar a antiga Fábrica da Baleia e ao Centro Interpretativo Ambiental do Boqueirão - Santa Cruz das Flores.
Depois de uma curta passagem pela ilha do Corvo, onde participará num almoço com a população, a comitiva presidencial regressa à tarde às Flores, onde Cavaco Silva irá visitar a exposição fotográfica "Aproximações", de Jorge Barros, no Museu das Flores, e a Fajã Grande, terminando o dia num jantar oferecido pelos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e de Lajes das Flores. O último dia da visita fica reservado para uma das ilhas que o chefe de Estado já tinha visitado em 2007, quando fez a primeira deslocação ao arquipélago: São Miguel. Com um programa mais leve do que o dos dias anteriores, o Presidente da República irá almoçar em Lagoa, a convite do Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA).
Antes de regressar a Lisboa, Cavaco Silva irá ainda inaugurar o Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada, e assistir a um desfile de Filarmónicas daquele concelho. Em 2007, quando visitou pela primeira vez os Açores enquanto chefe de Estado, Cavaco Silva passou pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial, tendo feito a promessa de voltar ao arquipélago para visitar as restantes cinco ilhas da região autónoma.
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário