O Director Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres visitou hoje as obras de recuperação de taludes em zonas de risco, nas estradas regionais da ilha do Faial.
Esta empreitada é particularmente importante porque, referiu Miguel Costa, visa garantir a segurança de todos os que circulam nas estradas regionais faialenses através de uma intervenção em diversos locais considerados perigosos para a circulação automóvel e público em geral, face à constatação de diversos acidentes reportados nos últimos invernos, provocados por deslizamentos de taludes.
Os trabalhos de rampeamento dos taludes na Fernandega Nova, na Praia do Almoxarife, já estão a decorrer, assim como já estão a ser executados os órgãos de drenagem na zona do talude de aterro.
Estão previstos, no âmbito desta obra, a execução de muros de suporte na E.R. n.º1-2ª, na Conceição; na E.R. n.º1-1ª, em São Miguel e em Ribeiro Seco, Ribeirinha.
No total, serão intervencionados mil e duzentos metros de taludes adjacentes à rede viária regional, um investimento de cerca de 350 mil euros, adjudicado à empresa Afavias – Açores, S.A.
O Director Regional visitou ainda, no âmbito da visita, o talude do Monte Queimado, na estrada regional 1-1ª, o qual tem estado instável em consequência das chuvas das últimas semanas, e decidiu avançar com a obra, por administração directa, de construção de um muro de espera e a criação de uma banqueta por detrás para retenção do material que possa soltar-se do talude em dias de intempérie.
Também por causa do agravamento da instabilidade dos taludes da Lomba dos Frades, na E.R. 1-1ª, freguesia Pedro Miguel, está igualmente a ser preparado um procedimento para se avançar de imediato com a obra de rampeamento do talude, considerando a instabilidade motivada pelas últimas chuvas.
Estas duas intervenções implicarão um investimento na ordem dos 40 mil euros.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário